quinta-feira, 12 de maio de 2016

Alimentação no primeiro trimestre

Hoje completo 11 semanas de gravidez. Aeeeeee. Na verdade não sei ao certo. Mas em quem você acreditaria: no seu tio, um renomado ginecologista, ou nas suas contas em relação a última menstruação que você não tem ideia se teve um fluxo ¨normal¨ de sangue? (se eu tiver com 11 semanas eu menstruei 2 vezes durante a gravidez mas foram só sujeirinhas como uma borra de café - e isto é mais normal do que você pensa por causa da implantação do óvulo).

Como prefiro acreditar que falta apenas 1 semana para terminar o primeiro trimestre (período de maior risco para um aborto espontâneo e que algumas grávidas costumam nem contar para a família tamanha a ansiedade, enjôos, mal humor e excesso de sono), tenho muito o que comemorar. Não senti nadaaaaaa disso, apenas hoje quando meu marido cortou o alho o cheiro pareceu um pouco mais forte do que o comum, mas não atrapalhou meu apetite. Isso nunca.

E hoje vim contar pra vocês como tem sido minha adaptação a nova alimentação.

SIM, estou sentindo muita falta de coca-cola e bombom sonho de valsa. Mas como já sabia que teria que parar por pelo menos 1 ano (durante a gravidez e uns meses da amamentação) estou convencida de que estou fazendo o melhor pra nós dois.

As bolachas recheadas foram substituídas por frutas. Mais de 3 por dia. Laranja, banana, maçã, kiwi. Infelizmente aqui não tem mamão, goiaba, manga :(

Os pães e macarrões (que eu já comia apenas em ocasiões especiais - mas com uma frequência até grandinha) viraram queijos dos mais variados tipos: emental, brie, parmegiano reggiano, burratina.

Eu amo quando tem omelete ou ovo mexido, sempre com queijo (mas esta semana estou tentando diminuir um pouco meu lado ratinha pois a prisão de ventre começou e como é um problema desde quando nasci, não quero que se agrave).

Verduras verde escuras como rúcula, couve e brócolis foram adicionadas ao cardápio. A metade de um tomate com um pouquinho de sal é sempre deliciosa.

E como aqui na Europa leva batata em tudo. Depois de alguns purês deixamos a batata de lado e começamos a comer arroz integral com carne picada e vegetais como cenoura e abobrinha, ou uma sopinha bem nutritiva para pegar mais leve.

O almoço de hoje foi peixe com camarões e legumes.



E as frutas do lanche








Nenhum comentário:

Postar um comentário