sábado, 18 de junho de 2016

Pra voce nascer foi um parto

Apesar de tudo, gosto de colecionar historias. Tenho total consciencia de que quando uma pessoa te pergunta como foi a viagem ela nao quer saber em detalhes toda trajedia do seu dia. Pior ainda quando me perguntam: a gravidez esta tranquila? E eu resolvo a dizer a verdade desta grande saga. Tem gente que pergunta e ate sai andando sem ouvir sua resposta... Entao se voce ainda nao saiu andando, vou contar o que me aconteceu ontem.

Esta historia era pra se chamar: Pra dancar CREU tem que ter disposicao, mas como nao cheguei a desembarcar no Brasil achei mais apropriado: Pra vocer nascer foi um parto. Pois e meio assim que me sinto agora, tendo que ter meu filho sem qualquer assistencia medica como as mulheres de antigamente. Sozinha e completamente dilacerada.

Passei a semana tentando comprar a passagem para o Brasil. Eu, minha mae, o alexandre, o matheus tentamos pela tap, britisjh airlines, aireuropa. Mas toda vez que a gente ia efetuar a compra ou caia a conexao ou a companhia aerea mandando um email dizendo que a reserva nao tinha sido concluida, mas pra tentarmos realizar uma compra era preciso esperar 24 horas. Por fim, mesmo querendo viajar na quarta me conformei que teria que adiar ate sexta, pra chegar em guarulhos sabado pela manha. Nesta altura do campeonato nem nos importava mais se a passagem de 2500 ja estava custando 4000.

Entao ontem ao meio dia fui ate a estacao pegar um trem para o aeroporto. Brighton fica a 1 hora de Gatwick. Nao consegui taxi e fui empurrando uma mala de 27 quilos ate la. Deve dar uns 25 quarteiroes. Chegando na estacao comprei um ticket para as 12h30 e fui vendo a cada minuto os trens sendo cancelados um a um. Tive que esperar ate 2h da tarde pra finalmente sair o primeiro, completamente lotado.

Como eu sempre saio bem antecipado, so teria que apertar um pouco o passo. Ao chegar no aeroporto, fui fazer o check in e o senhor diz que nao tem nenhuma passagem em meu nome, muito menos uma reserva com o localizador que eu havia impresso. Ele vai ate a gerencia e depois de alguns miutos volta dizendo que a passagem nunca havia sido comprada. Da um trabalhao pra reaver minha mala que ele havia acabado de passar pela pesagem.

Entao ele me manda para o quiosque de informacoes do aeroporto, que ja sabe do meu problema mas diz que nao pode ajudar pois o voo esta lotado e se eu pudesse comprar aquela hora estaria quase o dobro do preco. Mas eu poderia tentar com a central.

O que e esta central? A Aireuropa onde todas funcionarias so falam espanhol e pra eu conseguir falar com elas tive que sair do aeroporto, procurar um orelhao, descobrir como discar e ficar 40 minutos colocando moedas ate ser ouvida por 9 mulheres e finalmente a ultima conseguir me ajudar. "Em partes". Ratica, este era o nome da mulher, com toda sua boa vontade manteve o valor de quase 800 libras e tentou passar o cartao de credito. Uma, duas, tres vezes. Ate que disse: voce tem que falar com seu banco e perguntar porque nao esta passando e voce tem que fazer isto em 10 minutos senao perde o voo e a reserva.

Nesta altura eu ja estava em prantos. Como eu ia explicar pra Ratica que todas minhas moedas tinham acabado, que eu nao sabia o telefone do Santander e se eu tentasse ligar pro Brasil aquela hora o banco nem estaria aberto? Resolvi entao contar com a sorte. Voltei pro quiosque do aeroporto, disse que estava tudo acertado e que era pra eles passarem o cartao na maquininha que eu pagaria ali mesmo.

Ufa, passou. Ou ao menos acreditei nisso.
Fui fazer o check in, o cara desconfiou. Mas embarcou a mala.
Fui passar no raio x, o cara desconfiou. Pediram para eu tirar quase toda roupa e ainda fui bipada passando por uma revista especial. Mas me liberaram.
Fui passar pela alfandega e eu so disse: Me deixe voltar pra casa.
Fui passar na sala de embarque e quando apresentei o cartao: - Espere um momento senhora. E vieram 2 guardinhas verificar e deixar eu passar.

Ja estava em cima da hora mas o grupo de turistas adolescentes, uns 49, estavam se divertindo a todo gas. Sem sinal de que nos chamariam pra entrar no aviao nos proximos minutos. Passaram 2 horas e eu definitivamente ja estava preocupada pois perderia a conexao em Madrid para o Brasil, quando nos chamaram pra entrar. Uma fila desorganizada se formou e eu fiquei bemmm atras. Mas finalmente entramos no aviao. Quando eu acomodava minha bagagem escutei a comissaria dando um aviso: - Voces precisam descer. Chamamos 2 engenheiros para verificar uma pane eletrica. Seguranca em primeiro lugar.

Neste momento eu entendi. Era este o aviso que estavamos esperando do destino. Estava tudo dando errado, mas a pane foi descoberta antes de embarcarmos, entao toda onda de ma sorte acabaria ali e viajariamos saos e salvos. Pelo menos era isso que eu queria acreditar.

Voltamos para o saguao e ali eu fiquei mais 5 horas olhando para o grande telao que indica qual o novo portao de embarque. Confesso que cheguei a me deitar no chao por alguns minutos, tentando acomodar a barriga. Eu e os outros 49 adolescentes que nesta hora eu nem estava achando mais insuportavelmente felizes e estridentes assim. Derepente aparece no telao: dirijam-se ao service desk.



Bem nesta fila escuto um grupo de brasileiros tentando conseguir um voo direto pro Brasil. Eles ja tinham feito todo o dever de casa. Ja sabiam que o proximo pro Brasil so sairia as 23h do dia seguinte, entao teriamos que ir pra Madrid as 10h da manha e esperar no aeroporto mais um dia inteiro. Ou... foi ai que eu entrei na historia. - Ola, voces tambem vao pra Sao Paulo. E a Leidiane brincou: - Opa, voce esta gravida? Vamos cortar esta fila.

A gente se juntou e fomos todos (eramos 6, assim como na novela, lembrou o Abner), tentar achar uma solucao. Neste momento ficamos sabendo que ainda tinhamos que esperar todos chegarem pra pegar as malas e esperar novamente por instrucoes. Mas para isso teriamos que "entrar" novamente em Londres e isto significava pra dois dos nossos atuais colegas que estavam ilegais ha 3 anos a possibilidade real de serem deportados ao invez de seguirem para um hotel com a gente com tudo pago. Apesar de que este negocio de assistencia da companhia acho uma lenda, ja era 10h da noite eu passei o dia todo sentada no chao, sem comer, nem beber agua. Nao ia ser de uma hora pra outra que comecariam a ser prestativos. Voltando aos colegas, tentei ajudar com todo meu ingles que nao fossem condenados e expulsos. E inacreditavelmente os guardinhas entenderam que era melhor eles irem embora com a gente, pois ja haviam comprado a passagem, do que terem um custo maior deportando os rapazes.

Agora ja tinha amigos pra me ajudar a carregar as malas, me darem agua, fruta, e ainda emprestar o celular. Eu tinha passado o dia incomunicavel e era crucial avisar minha mae pra ela cancelar ou comunicar a Avianca que eu nao pegaria o voo de Guarulhos pra Goiania, avisar o Ben que nao veria a madrinha as 5h da manha de hoje, avisar o nego que estava tudo dando errado, mas no final, tudo daria certo. A recompensa valeria a pena.

Foi ai que o inesperado aconteceu. Minha mae nao se contentou em escrever no whats up e me ligou no celular do menino. Do outro lado, chorando, me pediu: Filha, nao entre neste aviao. Seu pai esta ha dias sem dormir preocupado com o Zica virus (ainda mais aqui no Jao) e depois de tudo que aconteceu nao so hoje, mas toda esta semana, nao queremos que voce venha ate ter nosso bebezinho.

Imagina a cena: eu era a primeira de uma fila imensa esperando respostas de que hotel eles nos mandariam e que horas seria exatamente o nosso voo, e quando dei por mim ja estava sentada no chao aos prantos. Eu falava coisas aparentemente sem sentido pra minha mae.
- Maeeee, eu nao sei cozinhar, quero pamonha.
- Maeeee, daqui 1 ano quando o bebe puder fazer uma viagem internacional, eu nao sei como estarao minhas vovuchas.
- Mas maeeee, eu vou pegar uma infeccao aqui, eu preciso saber se o bebe esta bem, eu estou numa gravidez de risco, eu so vou ser atendida daqui um mes, ninguem comeca um pre natal com 5 meses de gravidez, eu tenho 2 chas de bebes esperando por mim, nos vamos descobrir o sexo do bebe juntas....
Mas nao adiantou. Tive que respeitar a intuicao da minha mae que nunca chorou muito menos e do tipo de acreditar nessas coisas.

Corri pra pegar o ultimo trem pra Brighton e apesar de parecer que tinha sido ha meses atras, eles continuavam com o mesmo problema de manha, estavam sendo cancelados. Cheguei na estacao 11h40 e esperei por meu irmao que minha mae jurou que estaria la pra me ajudar com a mala pois eu nao tinha um centavo pro taxi. Esperei meia hora pra garantir que ele nao iria mesmo e nao iriamos nos desencontrar. Ai pedi o celular emprestado pra uma menina e ele me disse pra eu pegar o taxi que ele ja iria pra porta pagar pela corrida.

Chegando no meu irmao finalmente consegui conectar no meu celular e apesar de tudo que havia vivido e da inconformidade de passar os proximos 16 dias sentada no sofa do meu irmao, eu havia recebido uma mensagem ainda pior. O pai de uma das minhas melhores amigas havia falecido e eu nao estaria la pra consolar ela hoje. Eu nao estaria la no proximo ano, e eu nem tinha direito de sentir tamanha dor em meu peito. Um senhor extraordinario, um marido admiravel, um ser humano unico, um pai amoroso e nenhuma palavra neste momento seria capaz de dizer o quanto eu sentia muito, e sentia saudade do tio, e sentia nao ter o poder de tirar um pouquinho da dor dela e passar pra mim.

Foi nesta hora que chorei, chorei, chorei ate dormir.















Nenhum comentário:

Postar um comentário